Instituto Todos com Felipe

Instituto Todos com Felipe

Olá!

Eu me chamo Renata Cordeiro Guerra e fundei, em homenagem ao meu filho, o “Instituto Todos com Felipe”. Meu filho teve câncer cerebral aos 4 anos, fez radio e quimioterapia durante um tempo e se curou desse primeiro tumor. Depois disso foram anos de cirurgias, aqui e no exterior, para reabilitação facial dele. Há um ano e meio apareceram novos tumores e ele não resistiu, falecendo aos 13 anos em abril de 2014. Foi uma vida de muita luta e perseverança, mas infelizmente o câncer venceu.
Desde 2009 desenvolvo um trabalho com crianças carentes, com alguma enfermidade. Meu primeiro projeto, naquele ano, foi a construção da emergência da ala pediátrica do Inca, que atende crianças do Brasil inteiro. Desde então, já fiz várias campanhas e prestei ajuda aos moradores do Morro do Bumba em Niterói, além da população do Vale do Cuiabá, quando houve o deslizamento de terras.
Meu mais primeiro projeto foi a construção da “Brinquedoteca Felipe Cordeiro Guerra Nigri”, no Hospital Nossa Senhora do Loreto, na Ilha do Governador, que atende 300 crianças carentes com lábio leporino e fissura labiopalatal.

E o por que escolhi construir brinquedotecas? Porque esse espaço têm como objetivo proporcionar lazer às crianças atendidas nas unidades, contribuindo para melhorar a receptividade aos exames e tratamentos, ajudando a diminuir a ansiedade nas internações. O que se observa em hospitais públicos e instituições carentes, hoje em dia, é que não há um espaço lúdico para crianças doentes. Geralmente elas ficam em salas de espera, sentadas com o responsável, durante horas, até serem atendidas. A brinquedoteca é um jeito que encontramos de levar o lúdico para dentro do hospital e assim humanizar mais o
tratamento pediátrico, fazendo com que essas crianças não tenham tanta rejeição ao hospital. Nesse espaço as crianças, a partir do brincar e do brinquedo, exercitam suas potencialidades, adquirirem conhecimento, gerando desta forma, o desenvolvimento intelectual, social e emocional.

O objetivo do "Instituto Todos com Felipe" é esse: prestar assistência a crianças e adolescentes com algum tipo de enfermidade, sobretudo aquelas com câncer.

Nossos próximos projetos serão as reformas da ala pediátrica do Inca e da ala pediátrica de reabilitação da ABBR, além da construção de uma brinquedoteca no Instituto do Cérebro. Para que isso aconteça, precisamos da sua ajuda!
Uma das ações que desenvolvi, com intuito de levantar fundos para essas obras, foi uma campanha nas redes sociais, onde artistas como Marieta Severo, Lenine, Malu Mader, Osmar Prado e Helio de La Peña, entre outros, postaram uma foto, em suas páginas pessoais, usando a camiseta do instituto e pedindo que nos ajudem. Seguimos com a ideia de fazer shows e eventos beneficentes, pra continuar levantando fundos para construção de mais brinquedotecas.

Também aceitamos doações de brinquedos, roupas, jogos, DVDs, etc, em bom estado de conservação, que são direcionados aos orfanatos e associação de moradores de comunidades carentes, na cidade do Rio de Janeiro e adjacências.

Aguardo ansiosa por um contato seu!
Por favor, nos ajude!
Beijos e obrigada,

Renata