Breve passeio pela História do Homem, de Ivana Arruda Leite

  
R$ 35,00
  • Frete grátis

Nunca existiu neste planeta tanta gente com setenta e cinco anos de idade. A ciência e a medicina estão mudando a sociedade. Para nossa sorte. Ou azar. Um dos aborrecimentos da longevidade é acompanhar o chato envelhecimento dos filhos e dos netos. Lena, a mordaz protagonista deste romance, tem setenta e cinco anos e energia de sobra. Viúva, seu passatempo predileto é fazer cursos e desvendar a vida em salas de aula.

Em torno dos setenta e cinco anos de Lena orbitam três mundos. No primeiro, visitamos o curso ministrado por Raquel, intitulado Breve passeio pela história do homem. No segundo, lemos as ficções curtas que satirizam a evolução da espécie humana em contos curtos escritos por Lena de forma informal, prosaica, cheia de tristezas perenes e alegrias voláteis, em que ela conecta o épico evolutivo e a crônica doméstica de forma bem-humorada e leve. No terceiro, acompanhamos os atritos cotidianos de dois primatas (aparentemente) evoluídos: Lena e Fernão, seu filho. Esses três mundos se iluminam e se desafiam o tempo todo.

Este romance poderia ser um grito angustiado contra a morte e a falta de sentido da vida. Mas passa muito longe disso. Sorte nossa. A literatura de Ivana Arruda Leite é serena. Suas personagens caminham muito perto do abismo trágico, mas jamais escolhem cair. A irreverência estoica é sua maior defesa contra a estupidez humana e o nonsense cósmico que chamamos de existência.

A galeria de mulheres fortes e atrevidas, que Ivana Arruda Leite vem ampliando livro após livro, ganhou mais uma personagem implacável; Lena.

Ficha técnica: Breve passeio pela história do homem
Autor: Ivana Arruda Leite
Editora: Reformatório
Número de páginas: 136
Formato: 14 x 21

ISBN – 978-85-66887-36-5
Editora Reformatório oferecido por:
Editora Reformatório
6 42%

Também gostou? Então compartilha!